segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Nós, o Sporting

Para primeiro post, resolvi recuperar um texto que fiz para o www.sportingapoio.com, publicado a 18 de Maio de 2010. Dois meses e meio volvidos, após os assobios no jogo contra os dinamarqueses, continua actual, dai o seu uso em jeito de apresentação:



O Pedro Barbosa não interessava ao Sporting. Não tinha conhecimentos de mercado. Não tinha influencia. Rejubilemos por ter ido embora. Depois veio o  Sá Pinto. Não tinha decisão no mercado. Não tinha perfil. Foi embora… e enquanto uns rejubilavam com a sua saída com os famosos “Eu avisei”, outros lamentavam a sua saída. “Era o único com cultura de vitória” disseram em sua defesa. Agora chegou Francisco Costa, mais conhecido como Costinha. Vencedor da Taça UEFA. Vencedor da Liga dos Campeões. Vice – Campeão Europeu por Portugal. Jogador de top do Mónaco, Porto, Dínamo de Moscovo, Atalanta e Atlético de Madrid… Sportinguista. O Ministro, para os colegas. E como não podia deixar de ser, nós, como sempre, logo tratamos de preparar a sua cama. Ele é conhecido como o Ministro, mas não tem perfil. Tem uma reputação Continental, mas não tem experiencia. Tem influencia no mercado e está a procurar contratar jogadores com cultura de vitória, mas para nós, ele anda a arranjar tachos aos amigos.
Afinal, ter amigos e conhecimentos agora já é mau… o ideal é não conhecer ninguém e só dar valor às inimizades.
Assim não vamos lá… Se é verdade que a Presidência de JEB tem sido pautada por sucessivos erros, a verdade é que nós, os adeptos, não temos feito melhor, pois assim que alguma decisão é tomada, logo tratamos de a condicionar.
Peguemos no exemplo Maniche.  A mais que provável contratação leonina. Ainda o homem não assinou, e já se vislumbram profetas da desgraça um pouco por todo o lado. É velho. Está gordo. Vem para o tacho. É um ex jogador do Porto… enfim, um sem numero de argumentos que seriam validos… fossemos nós de um clube adversário. Mas não somos! Somos Sportinguistas. E como Sportinguistas, temos de apoiar o nosso clube. Isso implica apoiar os jogadores e quem toma as decisões.
O Inter de Milão não achou o Lúcio velho… Vinha para o tacho, Tem mau feitio. É para a reforma, diríamos nós se fossemos Interistas… O resultado está á vista… Mourinho apostou, Moratti concretizou e os adeptos apoiaram… É assim tão complicado?
Existem vários exemplos deste tipo, e penso que não importa sequer tão pouco referir aqui os nomes de Derlei ou Pedro Mendes… porque esses, provavelmente, devem ter sido uma obra do acaso… Um pequeno milagre!
Outro milagre engraçado, é que muita gente ainda fala de Luís Duque. “Esse sim, entendia de bola.” dizem…. Fomos campeões com Luís Duque… fomos, mas o engraçado é que os reforços que ele providenciou para o Augusto Inácio foram Phill Babb do Liverpool e André Cruz do AC Milan…. Ou seja, um par de velhotes que vieram para a reforma e que nada tiveram a ver com a nossa caminhada para a glória nessa época…
Outro velhinho que veio para a reforma foi Beto Acosta…. um pobre velho que precisava de fazer uso das canadianas para se movimentar, tal como o velhinho Liedson que temos actualmente no plantel….
E assim vamos andando… felizes e contentes. Sem capacidade para degustar o insucesso e compreender porque raio somos dos três grandes, aquele que menos ganha.
Bem sei que por vezes é complicado fazer uma auto-analise… Mas existem exemplos externos que nos deviam facilitar esse processo. Veja-se o caso de Alan no Braga, ou de Saviola no clube do outro lado da estrada… Ambos jogadores apelidados por nós de pré-reformados, mas que acabaram por ser determinantes nas boas campanhas dos seus clubes.
Isto já para não falarmos da nossa Academia…  Então não éramos nós que estávamos fartos de fazer as nossas equipas com base em jovens da cantera?
Fala-se que o Sporting somos nós. E eu pergunto: Onde estamos nós quando o Sporting precisa? Pior ainda, com este tipo de pensamentos e atitudes eu pergunto: Para onde caminhamos nós? Não precisará o Sporting mais de nós na derrota que na vitória? Porque não apoia o “nós” quando o Sporting perde? Porque é que o “nós” só paga cotas para votar?
O “NÓS” gosta mais de criticar do que de apoiar. O “NÓS”, acredita piamente que se gozar primeiro, já não vai ser gozado pelos outros. O “NÓS”, está perfeitamente enganado. O “NÓS” não entende que vergonha não é perder, é desistir.
O Sporting precisa de NÓS!!! Está na hora de sermos NÓS a demonstrar de uma forma cabal o que é ser Sporting. Temos de mudar as nossas mentalidades. Se o Sporting somos NÓS, então temos todos de rumar para o mesmo lado, porque o Sporting é indivisível. Só NÓS, de uma forma unida e coesa podemos ajudar o Sporting a atingir a glória! NÓS, o Sporting!
Deixemos o negativismo e a critica destrutiva para quem disso faz vida – a Comunicação Social – e para quem não tem uma vida própria para viver – os adversários – e concentremos as nossas forças em coisa positivas, ou seja, no apoio ao NOSSO Sporting.
Ricardo Quaresma ou Drenthe são apenas jogadores. O verdadeiro reforço que o Sporting precisa é do verdadeiro adepto leão. O Sporting precisa de Alvalade cheio, para ter mais força. Precisa de encher as bancadas dos adversários. Precisa de pressionar os homens do apito em casa, na rua, nos jogos fora… O Sporting precisa que o seu adepto se erga. O Sporting precisa de nós, talvez mais do que nós precisamos do Sporting. Façamos a nossa parte! Reforcemos o Sporting.
Saudações Leoninas
PS: Salema Garção já fez a sua parte, foi embora!

7 comentários:

PeidoMestre disse...

Bom texto, ainda bastante actual...Eu queria ver sem Costinha, os farneruds e os purovics que apareciam para aí.

Aqueles que criticaram e apelidaram Pedro Mendes e Maniche de velhos ponham a mão na consciencia ...ou escondam-se. O grande problema, como tu dizes e bem, é que a malta não tem paciência e o jogo dos assobios é o mais jogado em Alvalade!

A equipa passa do 8 pro 80 no espaço de 1 semana, já não chega a imprensa escrita!!!???

Parece que nem com Nanis se apoiava, ele que tb levou umas valentes assobiadelas que bem me lembro!
em quanto não houver apoio, principalmente em casa, a tremideira vai continuar...

Cumps

HDuarte

Anónimo disse...

E isso mesmo NV! E confrangedor ver diariamente a quantidade de barbaridades da blogoesfera leonina, as criticas simples, a alienacao da realidade, a esquizofrenia (os jovens sao maus precisamos de experiencia, os velhos sao maus precisamos de juventude; O patricio e mau mas se sai por menos de 7 milhoes e tudo umas bestas; o veloso foi mal vendido mas o Khedira e que foi bem, etc etc.). Se o pessoal se dedicasse a dizer bem do sporting como se dedica a ver os males do costinha e do JEB ai sim o Sporting eramos nos!
abraco

Mikos disse...

Gostei tanto deste post que o coloquei no meu blog (com autorização do autor, claro).
Sem dúvida que o Sporting é um clube sem igual e que a sua grande força está precisamente no "NÓS".

Sporting Sempre

Anónimo disse...

Sim, uma parte considerável da nossa massa adepta tem canalizado o seu descontentamento em direção dos nossos atletas, enquanto os nossos verdadeiros inimigos nos atacam diariamente sem que ninguem os ponha em "sentido", os Evangelistas,Paulos Barbosas, D.gomes,olegários e companhia.

Anónimo disse...

Os 1º a desvalorizarem os nossos atletas são os adeptos quando lhe criam ambiente adverso em Alvalade e nos blogs os insultam e manifestam vontade de os ver partir, depois dizem que são vendidos a preço de saldos!!!
a equipa do Inacio na tinha estrelas, tinha uma que era o colectivo.
Força sporting

Anónimo disse...

Parabéns por este post.Foi tudo dito de uma penada.Devia ser enviado para blogues da má-lingua que existem por aí e que se dizem sportinguistas, do tipo LdE.

Roberto o Galo disse...

Parabéns NV, mais para quê ?
Está tudo dito