quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Linha Editorial - A verdade da mentira


Depois de umas merecidas férias, confesso que vinha com vontade de escrever sobre o Sporting. Sobre as derrotas e sobre as vitórias. Sobre a silly season... os pinheiros e afins...

Mas não vou fazê-lo.

Vou antes destacar aquilo que ninguém diz. A noticia que passa no quadrado de 6cm x 6cm que ninguém lê. Aquilo que explica muita coisa.

O Sportingapoio.com, atempadamente, já fez referencia ao texto de Alexandre Pais sobre a linha editorial do jornal Record.

A AAS, também já fez chegar ao Provedor do leitor do mesmo pasquim, uma exposição sobre o desagrado com que os sportinguistas, um dia depois do outro vêm o seu clube ser enxovalhado na praça publica.

Faltava no entanto a explicação. O porquê...

«A construção, perto do Estádio da Luz, em Lisboa, do prédio da Cofina, está a revoltar os moradores vizinhos, pois fica colado aos edifícios já existentes, tirando privacidade e vistas. A Câmara ainda pondera embargar a obra.»

«Os moradores da rua Mateus Vicente, em Lisboa, insistem na ilegalidade da construção da nova sede da Cofina, apesar da câmara ter levantado o embargo à obra, e admitem recorrer aos tribunais se as outras instâncias falharem.»

«O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa instaurou um inquérito sobre a construção do novo prédio da Cofina, grupo de comunicação social que detém, entre outros, os jornais "Correio da Manhã" e "Record", em Benfica, Lisboa, disse fonte da Procuradoria-Geral da República. A polémica obra, contestada desde 2008 pelos moradores dos prédios mais próximos, foi analisada pela Provedoria de Justiça, que já no ano passado notificou a Câmara de Lisboa, apontando a nulidade de vários actos administrativos por desrespeito ao alvará de loteamento, de 1989.
Segundo fonte ligada ao processo, a Provedoria deteve-se sobre dois processos - um, contra a Câmara de Lisboa, por ter autorizado a construção, e, um segundo, a propósito de os promotores imobiliários da urbanização onde se insere o prédio da Cofina, não terem alegadamente pago taxas camarárias pelo uso dos terrenos, já que os direitos de isenção teriam passado do Sport Lisboa e Benfica (antigo proprietário) para as empresas.»

Não sou nenhum investigador policial, nem tão pouco posso ser considerado de especulativo. Os factos estão à vista: O Benfica, “comprou” a Cofina!

Até parece que os estou a ver: - Toma lá uns terrenos por tuta e meia... onde nem se pode construir. Nós, como já antes fizemos com a EPUL e a Câmara do Seixal, tratamos do assunto e arranjamos maneira de vocês por lá construírem o vosso mamarracho. – Terá dito o business men do momento aos responsáveis da Cofina. Para depois prosseguir: - Mas, já sabem. Nada de atacar o Benfica. O alvo a abater é o Sporting e o Porto. Mas principalmente o Sporting, que é para mim uma pedra no sapato... onde já se viu, um clube ter um atleta na historia com mais troféus sozinho que o Benfica todo junto?

Posto isto, caro Alexandre Pais, João Querido Manhoso e outros que tais, reservem para vós as explicações que têm tentado impingir. Nada do que tem vindo a ser escrito nos vossos jornais, tem a ver com linha editorial. Tem a ver com negociatas, onde a PJ já investiga e não com a desculpa do vende mais e vende menos. Tem a ver como encher de bolsos à conta dos outros. Tem a ver com o enganar munícipes. Tem a ver com muita merda... mas não com linhas editoriais.

Continuem com o vosso acordo. Seja pelo menos homenzinhos. Tenham colhões para prosseguir com a cabala que montaram ao Sporting e aos outros clubes, que nós, cá deste lado não nos importamos... já estamos acostumados, e daqui, nem mais um cêntimo para essa casa... Não compro jornais vossos, nem visito o vosso site de merda! Nem uma pageview!

Falando à Carlos Queiroz; vão todos para a c*** da vossa mãe!

PS: como estamos em Portugal, é evidente que os processos vão ser arquivados... mas eu não me esqueço. Para ai, nunca mais contribuo! NUNCA MAIS!

Saudações Orgulhosamente Leoninas

3 comentários:

Leão da Moita disse...

NUNCA MAIS COMPRO UM JORNAL DESPORTIVO!!!

Pedro S disse...

Na sequência destas ideias, noto com agrado que o Record, na sua edição online, publicou uma "caixa" em que apontava dois erros do árbitro que "ajudaram" o Sporting a vencer na Figueira da Foz, logo no final do jogo...na manhã seguinte, a mesma caixa foi rectificada, para um só erro...Para azar da mencionada Cofina, imprimi a página em formato PDF, na versão original...infelizmente, em nenhum dos comentários, mencionaram um lance aos 17 minutos, muito antes destes, que é no mínimo cómico, na grande área da Naval...

Mikos disse...

Bom dia Nélson

concordo totalmente com este post, nós todos os dias somos bombardeados com notícias trabalhadas ao jeito dos autores ou das cores clubisticas dos mesmos.
Por isso eu há anos que não compro jornais desportivos e com isso não dou um centimo para ajudar a encher a barriga desses energúmenos.
Os Sportinguitas deveriam fazer o mesmo, pois com isso estávamos a dar força á implementação da verdade, visto que eles certamente mudariam a linha editorial se lhes faltassem umas dezenas de milhar de exemplares vendidos.
Eu lembro-me á cerca de 15 anos, a Juve Leo antes de um jogo no Alvalade antigo fez a entrega aos adeptos de um folheto a pedir para deixarmos de comprar jornais desportivos e teve de tal forma sucesso essa iniciativa que foi logo mudada a maneira de escrever sobre nós, porque estávamos a ir-lhes ao bolso...porque não fazer agora o mesmo?
Basta de assobiar para o lado, apesar de eu achar que isto só se resolve com uma carga de porrada nesses filhos da puta!

SL